Marie Anne Adelaide Lenormand


Uma das mais famosas cartomantes de todos os tempos, talvez a mais famosa de todas. Mademoiselle Lenormand foi uma aristocrata francesa nascida em 1772 em Alençon – França. Aos 21 anos foi para Paris e conheceu Madame Gilbert, uma renomada cartomante da época, que percebendo seus talentos para a cartomancia tratou de ajudá-la a interpretar as cartas. Em pouco tempo Lenormand tornou-se famosa por suas previsões. Entre seus clientes encontramos figuras importantes como Robespierre, Napoleão Bonaparte e sua esposa Josephine, Marat, a quem previu um fim trágico e Saint Just que ficou estupefato diante de suas previsões. Estes cavalheiros consultavam-na constantemente.

 
Mademoiselle Lenormand criou duas versões do baralho Cigano o Petit Lenormand, considerado um dos melhores sistemas divinatórios. Pois é o que dá mais detalhes da vida do consulente, inclusive informações de pessoas e tempo, constituído de 36 cartas, e o Grand Lenormand que possui as mesmas virtudes, no entando, muito difícil de interpretar.

 
O povo cigano percebendo as virtudes e praticidade deste baralho passou a usá-lo, difundindo-o por toda a Europa. Tal foi o uso deste baralho entre os ciganos que o seu nome é sempre associado ao povo cigano.

 
Morreu em 1843 em Paris, aos 71 anos de idade, rica e cuidando de afazeres políticos, já que os políticos de sua época dedicavam-lhe enorme confiança.

 
Mais ou menos cinqüenta anos depois de sua morte foram encontrados os manuscritos e os baralhos deixados por Madame Lenormand e em pouco tempo sua obra foi divulgada alcançando grande sucesso.

(Trecho retirado dco curso de Baralho Cigano da E.I.E)





 

Comentários

Postagens mais visitadas