Yule - 21/06
                                                   Sóror Fortuna

É desta data antiga que originou-se o Natal Cristão. Nesta data a Deusa dá a luz ao Deus, que é reverenciado como Criança Prometida. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo aos deuses que rejuvenescem nossos corações e nos deem forças para nos libertarmos das coisas antigas ou desgastadas. Coloque flores e frutos da época no altar. Se quiser pode fazer uma árvore enfeitada, pois esta é a antiga tradição pagã, onde a árvore era sagrada e os meses do ano tinham nomes de árvores. Esta é a noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol que nasceu para trazer luz ao mundo.
Tradição: Queimar o tronco de Yule, enfeitar árvore
Incensos: cedro, pinho e mirra
Bebidas: Vinho com especiarias ou cidra com canela
Comidas: nozes, frutas como maçã, pera, laranja. Limão e docinhos de Yule.

Docinhos de Yule

Ingredientes: (massa)
4 ovos
2 gemas.
80 gramas de açúcar
Raspas de ½ limão
80 gramas de farinha
Recheio e decoração
400 gramas de chocolate para fundir
250 gramas de mantega
150 gramas de açúcar
1 colher de Rum branco
8 cerejas

Preparo 
Bater as gemas com o açúcar e o limão até ficar cremoso. Acrescentar a farinha. Bater as claras ao ponto de neve e misturar tudo com cuidado. Forrar uma forma quadrada com papel alumínio e esparramar a massa, assar à temperatura de 200º por aproximadamente 15 min. Retire o papel alumínio e enrole a massa com a ajuda de um pano. Deixe esfriar. Derreta o chocolate em banho Maria e reserve. Bata a manteiga com o açúcar, acrescente o rum e junte com o chocolate. Desenrole a massa, cubra com o creme de chocolate, reserve um pouco para decorar, enrole novamente e cubra com chocolate e enfeite com as cerejas. Leve ao refrigerador até a hora de servir.
* Não faça a massa muito grosso para não quebrar ao enrolar, se sobrar massa use 2 formas. Pessoas mais habilidosas (do que eu) nem usam formas, simplesmente forram as grades do forno com papel alumínio e assam ali mesmo.

Tronco de Yule

      O Tronco de Yule é um pedaço da árvore enfeitada do Yule anterior que se guarda a cada ano para queimar no Yule seguinte. Se esta é a primeira vez que você comemora Yule não tem problema. Pegue um pedaço pequeno do galho de um pinheiro e grave nele com seu athame um sol. Á noite no momento da celebração queime este pedaço de tronco, com cuidado para não se machucar ou causar um incêndio dizendo: “A Roda Gira e o poder arde”! Enquanto o tronco queima visualize a imagem do Deus Sol brilhando dentro dele e medite sobre o renascimento.
Se preferir pegue este pedaço de pinheiro achate um dos lados para servir de base. Faça 3 buracos para velas, coloque uma vela branca (representando o Inverno), uma vela dourada ou verde ( representando o Deus Sol), e uma vela preta ( representando o útero da Grande Deusa). Decore com folhagens verdes (azevinho ou hera) com guirlandas vermelhas e douradas, botões de rosa, cravo e polvilhe com farinha branca. Esta Tora poderá então ser queimada, ou guardada para ser reutilizada no ano seguinte, redecorada com ramos frescos. 

Ritual 
(adapte este ritual de acordo com o seu panteão).

Abra o círculo. Evoque os 4 elementos, evoque à Grande Deusa. (Não evoque o Deus ainda, porque a altura ele ainda não nasceu).
Posicione-se de frente para o altar contemplando o caldeirão e diga: 

Não sinto dor, ainda que o mundo esteja envolto em sonhos;
Não sinto dor, ainda que os ventos gelados soprem;
Não sinto dor, isto também logo passará.

Acenda um fogo dentro de seu caldeirão, pode ser com álcool ou acenda uma vela vermelha. O Caldeirão representa o útero da Grande Deusa e o Fogo representa o Deus que está para nascer. Então diga:

Acendo este fogo em tua honra Deusa Mãe;
Criaste vida da morte, calor do frio, 
O Sol renasceu, o tempo de luz está crescendo
Fogo para a Força!
Fogo para a vida!
Fogo para o amor!
Bem vindo Deus do Sol que sempre retorna!
Salve Mãe de tudo!

Caminhe ao redor do altar e do caldeirão observando as chamas e cante:

Gira, gira, gira a roda 
A chama que havia se apagado se acendeu
Roda e roda, gira e gira
Retorna, retorna, retorna à vida, gira e gira.
Bem vinda seja a luz do Sol.
Adeus às disputas.
Roda e Roda, gira e gira
O Deus Sol morre, o Deus Sol vive
Roda e roda, gira e gira;
A morte abre as mãos e doa novas vidas
Roda e roda, por onde vai
Gira, gira, gira, a roda
A chama que havia apagado se acendeu!
Roda e roda, gira e gira...

Volte e novamente de frente ao altar medite sobre as energias ocultas adormecidas no inverno, não apenas na terra, mas dentro de nós mesmos. Pense no nascimento não como início da vida, mas como continuação. Depois de alguns minutos de meditação, olhando para o caldeirão saúde e dê as boas vindas ao Deus dizendo:

Grande Deus do Sol, dou boas vindas ao teu regresso.
Que brilhe fortemente sobre a Deusa,
Que brilhe fortemente sobre a Terra espalhando sementes e abonando o campo.
Todas as bênçãos sobre ti, renascido do Sol!

     Se quiser pode aproveitar o momento para trabalhos mágicos de renascimento e renovação. No entanto, eu particularmente acredito que devemos respeitar os Sabbats como dias de dar graças e honras aos Antigos sem pedir nada em troca. Afinal temos o ano todo para fazer trabalhos e pedidos.

Depois celebre com os comes e bebes e feche o círculo, despedindo-se dos Deuses. 

* Se for festejar com os comes e bebes em outro local, não se esqueça de trazer um pouco para o local do ritual, oferecer para os Deuses e brindar e comer deste alimento abençoado.

Comentários

Postagens mais visitadas